Treissi Amorim logo
Viagens

Viagem: Dicas de Destinos para curar um Coração Partido

Semana passada a gente deu uma dica bacana para quem está vivendo o término de um relacionamento: viajar.

Nesta matéria, para deixar todo mundo com ainda mais vontade de colocar o pé na estrada, iremos ajudar com a escolha dos destinos para sarar esse coração em recuperação.

Contudo, antes de prosseguirmos com as dicas, uma coisa importante a se fazer, e que a gente reforça bastante em nosso conteúdo, é autoconhecimento. Sim, ele de novo. Antes de sair mundão a fora, é importante saber o que vai deixar seu coração realmente bater mais feliz - afinal de contas, esse é exatamente o propósito da viagem.

Agora que você já sabe que terá de olhar para si mesmo e que este mergulho é inevitável, dividiremos a matéria com três categorias, sugerindo um destino nacional e um internacional para cada uma. Afivele seu cinto de segurança e vem com a gente.

1. Contato com a Natureza

Manter contato com a natureza, seja por meio do sol, de água, da terra ou do ar soprando leve no rosto, sempre é motivo de energia extra. O ser humano precisa deste contato: é uma troca necessária para além do bem estar mental: o nosso corpo, fisiologicamente falando, precisa deste contato. Mas, para além desta necessidade, o bem estar mental vai agradecer os seus pés pisando pela grama verdinha e úmida de um destino qualquer. A gente até sabe que não precisa viajar para fazer isso, mas conhecer uma paisagem nova, enquanto isso, é um bônus, não é? 

Chapada dos Veadeiros: destino místico brasileiro

Destino Nacional: CHAPADA DOS VEADEIROS

A gente já falou aqui sobre este destino místico brasileiro que está cada vez mais ganhando espaço nos roteiros de viagem. Isso porque, além de toda a mística que envolve o local, por onde passa o paralelo 14, o contato com a natureza é a razão do destino. Perca-se trocando energia nas incontáveis  - e belíssimas - cachoeiras do local.

Gaste energia acumulada nos caminhos que te levam até elas. Queime a pele no sol, observe a fauna e a flora, tão diferentes de tudo que estamos acostumadas a ver por aqui, no nosso também incrível litoral. Pare para respirar a brisa fresca à noite e olhe pro céu, contemplando as estrelas e o brilho que elas lançam lá de cima. É uma viagem com um significado para sentir no corpo todo, em uma profunda conexão entre ser humano e natureza. Seu coração vai voltar com carga extra, podemos garantir.

Destino Internacional: MARRAKESH

Em comum com a Chapada dos Veadeiros? Sem dúvidas o contato com a natureza e o festival de estrelas brilhantes no céu. Tem post aqui também sobre este exótico destino, que te permite pisar nas areias do deserto mais conhecido do mundo, observar o brilho do céu, ouvir o silêncio, ter contato direto com camelos. É uma natureza também árida, diferente do nosso habitual.

Mas, quem quer o comum quando se está precisando energizar para deixar o coração voltar a bater com amor (e força) total? Aproveite para se desligar da selva de pedras do nosso dia-a-dia e pise fundo nas areias alaranjadas do deserto do Saara.

Pisar nas areias do deserto mais conhecido do mundo
Foto: Darline Minatto

2. Baladas

Se você é do grupo do agito, certamente uma balada te fará bem. Estar próxima às altas vibrações de um grupo numa balada especial, elevará, com certeza, a tua frequência. Tome cuidado, porém, para escolher uma que te preencha de sensações boas - nada de escolher uma balada que você não gosta muito, só para dizer que foi e que, no final das contas, poderá causar o efeito contrário: te deixar pra baixo!

Destino Nacional: FLORIANÓPOLIS

Isso mesmo: não precisamos ir tão longe, coisa nenhuma. A ilha, capital do estado de Santa Catarina, tem baladas para todos os gostos. De uma seleção de barzinhos aos badalados beach clubs, passando por tradicionais casas noturnas, constroem um repertório fantástico. Há sempre algum DJ ou banda conhecida nacional ou internacional passando por ali para animar as casas noturnas (ou diurnas, você escolhe).

Estar numa ilha, cercada pela brisa do mar, seja no centro da cidade ou numa praia, literalmente, o fato é que há um clima mágico que ronda o lugar e torna tudo mais especial. Vai ver são as bruxas de Franklin Cascaes...

Destino Internacional: LAS VEGAS

falamos por aqui sobre ele também, não especificamente sobre as baladas do destino. Contudo, ele está em todas as listas para os baladeiros de plantão. Acontece que lá, nesta cidade construída no meio de um deserto, há vida nas 24h do dia. São cassinos, parques, atrações turísticas, shows de celebridades conhecidas mundialmente.

Você acha, sinceramente, que se esta cidade não fosse tamanha festa, o filme "Se beber não case" teria feito todo esse sucesso? Os filmes de maior sucesso são aqueles que retratam as realidades. Vá, mas vá com calma. Escolha sua badalação preferida, tire seu visto, arrume suas malas e hit the road. Um mundo de diversão te espera!

Las Vegas, a cidade que nunca dorme

3. Históricos e Culturais

Se você já é do tipo mais introspectiva, mas não necessariamente gosta do contato com a natureza, uma viagem bacana a se fazer é conhecer outras cidades ricas em cultura, repletas de museus, bibliotecas, berços daquilo tudo que estudamos e aprendemos sobre a nossa vida toda. Você pode escolher uma cidade, fugindo da natureza, e que não seja palco de baladas. O que importa, repetimos, é seguir seu coração e mantê-lo satisfeito.

Destino Nacional: OURO PRETO

É lá, no meião do estado de Minas Gerais, que a Inconfidência Mineira modificou grande parte da história do nosso país. Em meio a paisagens de tirar o folêgo, museus e igrejas que contam a nossa história, inclusive a da nossa arte (temos certeza que você já ouviu falar de Aleijadinho), as ladeiras, feitas de subidas e descidas íngrimes da cidade estão costeadas por prédios históricos, praças, monumentos e, é claro, muita comida mineira da melhor qualidade.

Ouro Preto, que já era desde 1938 tombada como Patrimônio Nacional, também recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO, em 1980. Vale a pena passear pelos cantinhos do nosso país.

Destino Internacional: LONDRES

A capital da Inglaterra, parte do Reino Unido, que, ainda, inclui como membros a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte, faz parte do imaginário de todos nós. Desde histórias de princesas e rainhas e seus roteiros quase saídos dos contos de fadas, Londres é quase a capital do mundo. A história do mundo ocidental passa por ali e está registrada numa quantidade absurda de museus, praças, monumentos, igrejas, castelos e mausoléus.

Sem sombra de dúvidas, é um destino dos mais culturais a se fazer e a bagagem vai voltar mais pesada com tanto conhecimento e boas referências. É de fazer o coração bater mais leve, não acham? Temos alguns posts sobre a cidade aqui, para o gosto de todo mundo, mas sugerimos começar o seu roteiro por esta matéria, pois temos certeza que alguma destas referências fazem parte da sua própria história.

Big Ben, um dos principais ponto turístico de Londres

Agora, conta pra gente: já curou o coração indo viajar? Se sim, compartilha as dicas do destino escolhido, para que a gente crie uma rede de apoio, por aqui. E, se você já fez os roteiros sugeridos aqui, iremos ficar muito gratas de receber dicas extras. Afinal, "a viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam", nas palavras de Saramago.