Treissi Amorim logo
Viagens

Como tirar o visto americano? Siga este passo a passo!

Elaboramos um passo a passo para você!

Sabe o programa “The Voice”? Em que a pessoa vira a cadeira para dizer sim aos artistas iniciantes no palco? É mais ou menos assim que funciona no consulado americano, quando você chega para pedir o visto. Você faz sua apresentação e espera a resposta da pessoa com o coração na mão e quase dá pulinhos quando ela vira a cadeira para você e diz: seu visto foi concedido! Obrigado (num sotaque americano, claro!).

Brincadeiras à parte, vamos ao papo reto:

Você já sentiu vontade de viajar para os EUA, mas desistiu por não ter o visto para turista? Quando pensa em viajar, desanima só de pensar na papelada? Pois é, temos uma notícia boa e uma ruim! A ruim é que você vai precisar enfrentar a papelada de qualquer jeito para realizar seu sonho para pisar em terras norte-americanas. A boa é que nem sempre costuma ser tão difícil e temos algumas dicas para ajudar você nessa hora.

Foto: Clayton de Souza/Estadão Conteúdo
Passaporte e formulário de solicitação para visto americano

1 - Papelada e formulários: PASSO A PASSO

A papelada nem é tão complicada assim, mas você vai precisar preencher um formulário na internet, pagar uma via de boleto. O passo a passo é o seguinte:

  1. Preencher formulário DS-160 (visto para turistas);
  2. Pagar boleto gerado (média de 160 dólares);
  3. Agendar entrevista e escolher local (o Consulado de Porto Alegre é o mais próximo de SC);
  4. Comparecer ao Consulado Americano com duas fotos 5x7 cm coloridas, em fundo branco;
  5. Comparecer à entrevista com os documentos em mãos;
  6. Receber passaporte por correio com o visto.
Formulário DS - 160 online

2 - ENTREVISTA: momento político e respostas na ponta da língua

A frequência de SIM e NÃO sempre está relacionada ao momento político dos dois países envolvidos (Brasil e EUA). Em momentos de crise ou de trocas de governo (como é o caso de 2018) há alguns cuidados que você deve tomar. Não quer dizer que você não conseguirá, mas é importante ficar atento às explicações e estar com todas as justificativas possíveis na ponta da língua. As perguntas mais comuns são:

  1. Qual sua profissão no Brasil?
  2. O que você vai fazer lá?
  3. É a primeira vez que está indo para os EUA?
  4. Quanto tempo vai ficar?
  5. Onde vai ficar?

O que eles buscam evitar nesses momentos é que brasileiros se mudem de vez para solo norte-americano. Por isso, é muito importante deixar claro qual seu vínculo com o Brasil e transmitir bastante segurança ao explicar que você está indo lá apenas para turismo. Treine em casa e no espelho se você for do tipo que fica nervoso em situações assim. Os funcionários do consulado estão treinados para ler suas emoções, por isso qualquer sinal de insegurança na fala pode ser o suficiente para você não conseguir.

3 - MENTIRA TEM PERNA CURTA

Muitas vezes a pessoa já tem uma boa justificativa para pedir o visto, mas acha que não é o suficiente e decide dar uma leve “aumentada” na história. Fiquem atentos, porque o “floreio” ou até mesmo “se explicar demais” atrapalha. Exemplo: meu objetivo era ir à Disney e fazer compras em Orlando, durante 10 dias. Se, com medo de parecer muito clichê, eu inventasse que estava indo à Nova York comemorar com amigos americanos seu aniversário de casamento, com certeza a história ficaria mais enrolada. Note: se você não possui esses amigos de verdade, se você não vai à Nova York de verdade, melhor não inventar uma história.

Inclusive, uma das estratégias do consulado é fazer várias vezes a mesma pergunta para conferir se você está mentindo ou não. Nesse caso, sempre melhor falar a verdade e explicar de modo muito simples e objetivo o que está indo fazer. Exemplo de como foi meu diálogo:

  1. Qual sua profissão no Brasil? Professora.
  2. Você dá aula do que? Literatura.
  3. O que você vai fazer lá? Turismo.
  4. Quanto tempo vai ficar? Entre 15 a 30 dias, em janeiro.
  5. Onde vai ficar? Na casa de um primo.

Essas foram as respostas que eu dei e não precisei mostrar nenhum documento, além do próprio passaporte que ficou por lá (Quando concedido, em menos de 10 dias, o passaporte é enviado para você, com o visto impresso).

Essa experiência é muito pessoal, então não quer dizer que vai ser o mesmo para você, mas o ideal é comprovar seu vínculo e estabilidade no Brasil, além da segurança e firmeza nas respostas.

Visto americano impresso no passaporte

4 - VISITA A FAMILIARES

Outra dúvida comum é se a pessoa deve citar ou não a existência de parentes na cidade em que vai visitar. No meu caso, falei que ia ficar na casa de meu primo, pois essa era a verdade. Essa informação já precisa ser preenchida antes, no primeiro formulário, inclusive. O fundamental aqui é que esta pessoa que você está citando esteja legalizada e, de preferência, já possua cidadania americana (como foi no caso do meu primo). Na atual situação, se seu anfitrião não obtiver a cidadania americana, talvez seja melhor não mencionar. Nesse caso, você deve apresentar ao menos orçamento feito de hotel em que possa se hospedar nesse período.

5 - HOTEL E PASSAGENS MARCADAS

É importante levar um orçamento feito com alguma empresa. Eles não exigem que a passagem esteja comprada, mas podem perguntar sobre isso (algumas agências até instruem que não compre as passagens antes de conseguir o visto, pois pode parecer audacioso já ter a passagem sem ter a autorização para entrar no país primeiro, podendo prejudicar a concessão do visto). O mesmo se aplica para hospedagem. Com certeza, eles irão perguntar onde você vai ficar. Nesse caso, você pode levar impresso um orçamento do hotel ou até mesmo um e-mail do hotel com uma pré-reserva ou apresentando valores e se a data está disponível. Algumas agências fazem este serviço também.

6 - CONSULADOS

Consulado de Porto Alegre

O Brasil possui consulados nos seguintes estados: São Paulo, Brasília, Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Você pode escolher um desses lugares para agendar sua entrevista. No meu caso, escolhi o Rio e já passei alguns dias lá durante minhas férias de julho. Porém, o Consulado em Porto Alegre (RS) fica mais próximo para quem mora em SC, RS e PR. Prepare-se para enfrentar algumas filas, mas os processos andam bem rápidos ultimamente. Tudo pode ser resolvido em apenas um dia.

No mais, a principal dica é a segurança nas respostas a serem dadas e organização em longo prazo. Como o processo é um pouco longo, você pode começar este ano para viajar no próximo. Ou se conseguir se organizar pelo passo a passo, é possível fazer acontecer o quanto antes!

E aí, acha que o consulado vai virar a cadeira pra você ou não? Tem alguma dúvida sobre o visto americano para turista? Gostaria de compartilhar como foi sua experiência? Conta pra gente!