Aplicativos de viagem: aquela ajudinha da tecnologia
Antigamente, pensar em viajar para fora do Brasil ou até mesmo dentro do país era algo que passava um pouco distante da cabeça de muitas pessoas. Tudo parecia mais dificultoso, burocrático, mesmo que fosse um sonho pensar em estar em alguns lugares. A saída era sempre contar com ajuda de um pacote de viagens fechado em agência, estar inserido num grupo (excursão) para garantir que ia dar tudo certo ou até mesmo conhecer alguém que morasse no lugar e que fosse esperar na porta do aeroporto/rodoviária guiando todo o caminho e roteiro do passeio.
Essas, inclusive, continuam sendo opções ótimas de viagem, principalmente para experiências em grupo, mas hoje em dia, o século XXI e a era dos smartphones revolucionaram o jeito de viajar e já podemos contar com mil e uma dicas que facilitam na hora das viagens. Primeiro de tudo, você precisa comprar um chip do local onde está para poder ter acesso à internet. Melhor opção é esta, porque, se você pagar o deslocamento internacional, pagará absurdos e poderá ficar sem internet em alguns trechos. Na Europa, por exemplo, você compra um chip por 20 euros e tem internet ilimitada por um mês inteiro. Vale a pena!
Garantido o celular e a internet funcionando, confira alguns aplicativos, por exemplo, que podem virar a famosa “mão na roda” na hora de embarcar para um lugar desconhecido.
AIRBNB
O airbnb se transformou no queridinho dos viajantes e não tão querido de muitos hotéis. Com ele, você pode reservar casas, apartamentos e quartos de acordo com seu bolso e necessidade. Ao baixar o app, você faz seu perfil e em seguida coloca qual será seu destino. Sincronizado com o mapa, o app já mostra quais são as opções de hospedagem e melhores preços naquela região.
Ao clicar nas opções preferidas, você pode também ter acesso ao perfil do dono dessa casa/apartamento ou quarto que estará “alugando” para você. O legal é que você pode ler todos os comentários feitos pelas pessoas que já se hospedaram lá. Esses comentários costumam ser bem sinceros e falam a real sobre o local. Os melhores anfitriões possuem símbolos como medalhinhas de ouro e diamante que demonstram que a pessoa tem larga experiência em receber outras pessoas e também é bem avaliada por todos. O pagamento se faz pelo cartão de crédito via aplicativo mesmo. No dia da viagem, o anfitrião entra em contato com você lhe passando todas as informações necessárias e combina também como vai fazer para lhe receber e entregar as chaves do local. Como eles dependem da boa avaliação para continuarem alugando esses espaços, costumam ser muito prestativos e simpáticos.
Dica: não fazer reserva de locais que não têm boa avaliação ou foram pouco avaliados. Prestar atenção nas fotos e ver se nos comentários as pessoas falam sobre o lugar ser diferente das imagens. Em todas as minhas experiências a foto correspondia ao local.
HOSTEL WORLD
Para os mais jovens ou aventureiros de todas as idades, este aplicativo chamado “Hostel World” é super versátil e trabalha na mesma linha que o “airbnb”, porém com foco em hostel. Para quem não sabe, hostel é uma modalidade alternativa aos hotéis onde você pode dividir quarto com mais pessoas e ter uma experiência mais comunitária compartilhando banheiro, cozinha, interagindo com outras pessoas nas áreas de convivência e economizando também.
Para quem viaja sozinho, os hostels são sempre preferência, porque oferecem serviço de qualidade e ao mesmo tempo você pode fazer amizades e conhecer outros viajantes interessados em trocar ideia ou até mesmo conhecer melhor a cidade. Existem hostels mais simples até os mais sofisticados. Essa opção é quase sempre mais barata que hotel e você também pode escolher tudo via aplicativo, fazendo pagamento por cartão de crédito.
GOOGLE TRIPS + GOOGLE MAPS
Existem vários aplicativos que ajudam a organizar sua viagem, mas o que mais gostei até agora foi o “Google Trips” casado com o “Google Maps”. Pelo Google Trips, você coloca seu destino e o período que vai ficar no lugar e logo vão aparecer várias opções “comida, drinks, restaurantes, passeios diurnos, passeios noturnos, museus, exposições, shows, hospedagem, entre outras possibilidades”. Você vai selecionando tudo aquilo que tem interesse em fazer e o app cria um roteiro para a sua viagem a partir das coisas que você marcou. Agora vem a parte mais prática para mim: depois de você ter selecionado no Google trips todos os lugares que deseja ir, ele automaticamente transfere estes dados para o Google Maps e você consegue visualizar no mapa o seu roteiro. Assim, fica muito mais fácil decidir a ordem da programação dos dias sem fazer voltas desnecessárias.
Como não conhecemos a geografia do lugar, é muito comum caminharmos mais do que precisa ou então deixarmos de visitar um lugar porque ficou muito longe ou por não termos nos dado conta de que era ao lado. Enfim, essa junção dos dois aplicativos me deu uma noção inteligente de como organizar melhor o que eu iria fazer tendo pouco tempo nas cidades. Outra coisa legal é que eles marcam os horários dos museus e parques. Então, você consegue controlar também o horário para saber se ainda vale a pena ir até o local.
SPLITWISE
Para quem viaja entre amigos ou até mesmo em família, controlar a divisão de gastos pode se tornar uma parte bem chatinha. Você quer curtir o momento da janta maravilhosa, por exemplo, e aí de repente começa a lenda de contar quanto ficou para cada um, quem consumiu o que e como vão fazer com o troco. No Brasil, ainda temos o costume de dividirmos conta e deixarmos o caixa se virar com a divisão e troco picado, mas dificilmente isso é compreendido em outros lugares. E se você não domina a língua, corre risco de ficar sem o troco e eles acharem que era gorjeta. Por sinal, acostume-se com a gorjeta. Como fora do Brasil os 10% do garçom não são inclusos, eles dependem da sua gentileza no final do atendimento.
Mas voltando ao Splitwise, este é um aplicativo de divisão de contas. Ali, você e seus parceiros de aventura criam um perfil e um grupo referente à viagem. A cada gasto, é só ir postando no grupo quem pagou o que e o aplicativo já faz a conta automática de quem está devendo para quem. Assim, se você pagou a conta do café da manhã, o outro amigo pode pagar a do almoço e o outro a janta. Mesmo que os valores saiam diferentes, no final do dia o app já faz o balanço geral. O que mais gosto desse aplicativo, é porque nunca preciso me preocupar fazendo conta dentro do restaurante (alívio!) e também ao final da viagem, ele faz um balanço geral para vocês saberem quanto saiu a viagem toda. Uma boa forma de controlar seu dinheiro e ter noção do real gasto da experiência.
Você usa algum outro aplicativo que também ajuda? Já usou um desses que indicamos? Conta pra gente como foi ou comente falando sobre qual aplicativo mais ajudou na sua viagem.
Até a próxima!