Treissi Amorim logo
News

Sobre o filme “Sierra Burgess é uma Loser”

Lembra do filme “Para todos os garotos que já amei”, que vem recebendo muita atenção, ultimamente? Pois é, para quem amou esse filme fofinho, temos outra sugestão, ainda melhor, para fazer.

Outra produção da Netflix, o filme chamado “Sierra Burgess é uma Loser”, é ainda mais interessante. Estamos percebendo uma onda de mocinhas fora do padrão ao qual estamos acostumados. Se Lara Jean, a coreana-americana de “Para todos os Garotos que Amei” já é uma personagem principal incomum, prepare-se para o show de Sierra Burgess.

Sierra está no ensino médio e é super inteligente, cheia de personalidade, estudiosa, alta, gordinha, ruiva e tem cabelo crespo. Ela não é nem aquela menina má do colégio e nem a boazinha que sofre com o bullying da linda, porém maldosa colega de escola. Ou, pelo menos, não tanto assim.

Logo na primeira cena do filme, Sierra demonstra grande auto estima - o que, convenhamos, é outra cena inusitada. Em quantos filmes por aí, a gente vê mulheres se auto elogiando em frente ao espelho? E, diminuindo ainda mais este número, quantas mulheres fora do padrão se amam? Reflexão feita, logo nos primeiros minutos, vamos à sinopse. Sem spoiler!

Ao centro, a personagem Veronica: linda e maldosa colega de escola de Sierra.

A menina ruiva dos cabelos cacheados costuma dar aulas particulares e, num determinado dia, ao pendurar um cartaz com seu contato no mural da escola, oferecendo seus serviços como professora particular, Veronica, a menina má aparece e arranca o contato, guardando-os consigo. A tradicional, bela, popular e maldosa personagem de todos os high school americanos muda o rumo da vida de Sierra quando Jamey se interessa por Veronica e pede seu telefone.

Adivinhou de quem é o telefone que a metida entrega ao rapaz? Isso mesmo, Veronica passa o telefone de Sierra para Jamey.

Ah, um detalhe que vai fazer corações derreterem-se. Quer saber quem faz o papel de Jamey? É Noah Centineo, o mesmo gatinho que aparece no filme "Para todos os Garotos que já Amei" e fez o maior sucesso entre o público do filme. Vale dizer que ele está tão fofo, querido, gentil e charmoso quanto foi ao atuar com Lara Condor, a Lara Jean, do outro filme.

Noah Centineo, o mesmo ator que aparece no filme "Para todos os Garotos que já Amei".

Acontece que, achando que está enviando mensagens de texto para Veronica, Jamey acaba trocando muitas mensagens e passando horas ao telefone conversando com Sierra, sem sequer imaginar, porém completamente encantado com a personalidade da menina.

Esse é um momento do filme em que chegamos a ficar com borboletas no estômago, quando começamos a lembrar como são gostosos os começos de relacionamentos, ao recebermos mensagens inesperadas, pensarmos no que responder, falarmos pela primeira vez ao telefone. É um filme para adolescentes que faz qualquer um se lembrar de como é se sentir adolescente. Uma gracinha.

Quando as reviravoltas começam a acontecer, e Sierra descobre o mal entendido, aproxima-se de Veronica para que, quando rolarem os encontros pessoalmente com Jamey, elas possam "trocar de papel". Aí, as meninas começam uma amizade, e o romance decola - sem que Jamey perceba que gosta da aparência de uma, mas da personalidade de outra. Uma confusão!

Sierra conversa com James como se fosse Veronica.

Há uma outra cena que me chamou a atenção, também. O bullying provocado em sala de aula, em frente à professora, não passa em branco, não. Esta responde à altura para uma aluna mal educada, que ameaça entregá-la ao diretor e acaba sendo calada, mais uma vez, pela docente. Acho que só esta cena já poderia ser tema de outro filme, pois estamos vendo o contrário disso acontecer no dia-a-dia, em que alunos acham que podem tudo e não respeitam nem a autoridade na sala de aula.

Corra para assistir, porque a Netflix tem conseguido transformar, ou seja, mudar de forma, os filmes clichês, fazendo com que o gênero da comédia romântica, que estava bem esquecido por ser sempre repetitivo, esteja voltando a aparecer com muita leveza, humor e tópicos provocadores. Sierra Burgess, para mim, não tem nada de fracassada.

Já assistiu? Conte pra gente se gostou - ou de qual gostou mais: este ou o Para todos os Garotos que já Amei?

Assista ao trailer

Texto: Julia Stano De Luca