Receita Saudável: Salmão ao molho de mel, limão siciliano e alho
Essa receita é uma verdadeira suculência, sem culpa ou pecado. Assim, dá para incorporar na rotina, em clima de detox e cheio de sabor e saúde (porque nada mais sem graça do que iniciar uma dieta, depois de algum tempo mantendo uma alimentação errada, gordurosa e açucarada, com restrição de algum alimento ou tempero).
Portanto, essa receita vem como um carinho e, para quem quer pegar mais leve, essa é uma ótima oportunidade para servir e experimentar essa delícia agridoce.
Além de tudo, essa é uma receita de peixe que não deixa cheiro algum na casa, pois é feita na técnica francesa chamada papillote - e, calma!, só o nome é complicado.
Papillote tem como tradução para o português “papelote”, ou seja, nada mais é do que um pedaço de papel. A gente explica como fazer: você vai precisar de papel manteiga ou alumínio e uma habilidade bem básica com as mãos, para manter todo o ar dentro do envelope que se formará. Imagine-se fechando um pastel, com o garfo. Uma coisa bem caseira, mesmo, dessas que todos já vimos a mãe fazer.
Bom, vamos à receita? A receita serve duas pessoas, com 200g de proteína para cada uma.
INGREDIENTES E UTENSÍLIOS
- 1 batata doce
- 400g de salmão fresco (ou descongelado)
- 2 dentes de alho triturados
- 3 colheres de sopa de Mel
- 1 A 2 Limões sicilianos – à gosto
- Papel Manteiga
- ½ colher de sopa de manteiga com sal
- Sal e pimenta à gosto
MODO DE PREPARO
1 - Pré-aqueça o forno à 180ºC.
2 - Lave bem e seque a batata doce. Fatie ao longo do comprimento (o contrário de rodelas). Ela servirá de cama para o peixe, dentro do papelote. Não precisa descascar, pois a casca é rica em sabor e nutrientes. Mas é fundamental uma boa limpeza do ingrediente.
3 - Numa panelinha, leve ao fogo médio a manteiga e refogue o alho, triturado. Refogue sem parar de mexer por uns 5min, ou até que perceba que o alho já soltou todo o perfume e está douradinho. Por fim, acrescente o suco dos 2 limões sicilianos e do mel. Mexa até que todos os sabores se incorporem.
4 - Numa forma, prepare o papillote como nas fotos acima, colocando a batata doce como base, temperada com um pouco de sal e pimenta à gosto. Posicione o peixe por cima da batata (lembrando que a pele do peixe confere um sabor inacreditável, não havendo necessidade de removê-la).
5 - Pincele o líquido produzido na panelinha entre as duas postas de peixe e feche o envelope, com calma. Dobrando e enrolando.
6 - Coloque para assar de 15 a 20 minutos, na mesma temperatura. O mel carameliza sobre o peixe e o sabor agridoce acentua. Lembrando que esse tempo é para um peixe macio e no ponto certo, mas se você prefere bem passado, pode deixar mais tempo. Só não pode ficar abrindo o envelope para conferir, pois se o vapor sair do seu espaço, atrapalha o cozimento.
Depois de experimentar essa receita, toda alimentação ruim poderá ter seu fim. O que não pode é comida saudável sem graça na mesa. E aí, fez e gostou? Compartilhe sua foto e marque a gente!