Os 8 Princípios do Sucesso de Ray Dalio
Hoje nós iremos falar sobre um vídeo que tem mais de um milhão de visualizações no YouTube, chamado de “Os princípios do sucesso”, em tradução livre, do empresário americano, autor e bilionário Ray Dalio.
O vídeo reúne, como uma série, 8 episódios, totalizando, aproximadamente, 30 min. Nele, Ray Dalio deixa claro que tem como meta de vida não somente ter mais sucesso para si próprio, mas fazer com que cada um, individualmente, tenha seu sucesso. Ah, ele também mostra pra gente que não sabe tudo, mas compartilha o que funcionou com ele. A escolha, como veremos, é sempre nossa.
Episódio 1 - A Chamada para a Aventura
O primeiro episódio tem como título “A chamada para a aventura”, em que ele explica que seu sucesso se baseia no que ele fez com o fato de não saber tudo. A aventura começa com uma palavra muito conhecida nossa aqui no site, o autoconhecimento. E é através dele que Dalio incentiva os espectadores a serem pensadores independentes, pois só você poderá desenvolver seus próprios princípios com base nas suas próprias verdades e valores. Ninguém começa a vida com princípios prontos e são as experiências de vida que nos fazem aprender e aprimorar os nossos princípios. É algo para a vida inteira.
Se você não quiser ser levado pelo que os outros pensam de você e para você, tem que ter coragem de pensar por si mesmo: qual a melhor maneira de resolver as situações que aparecem na vida? Tendo que tomar decisões o tempo inteiro. É a qualidade dessas decisões que vai determinar a qualidade da sua vida.
Episódio 2 - Abrace a Realidade e Lide com Ela
No segundo episódio, “Abrace a realidade e lide com ela”, o empresário nos instiga a parar de viver no mundo de ilusões e encarar, realmente, a realidade. Você tem que amar até as quedas que você vai sofrer durante o processo, porque a realidade consiste em pedras no caminho. A verdade é uma fundação essencial para produzir ótimos resultados. Lide com a realidade como ela é e não como você gostaria que ela fosse. Quando Ray se diz realista, ele sofre preconceito das pessoas, pois escuta que ele não acredita em sonhos se tornando realidade, o que é uma mentira, porque, quando a gente tem noção da realidade, a gente consegue achar o melhor caminho para realização dos nossos sonhos.
E sucesso é, simplesmente, o que você decidir que é sucesso. Por isso a realidade e a determinação em direção aos seus sonhos o farão conquistar o sucesso que você quiser, com base nos seus próprios princípios. Se fosse uma fórmula matemática, encarar a dor da realidade somada à reflexão resulta em progresso.
É aprender com os erros. Além disso, para manter o seu sucesso, ele usa muita meditação, pois quando se acalma, encara e abraça a dor, lidando com ela, pode usufruir das recompensas, sentir alegria no processo e a dor vai embora.
Episódio 3 - Os Cinco Passos do Processo
O terceiro episódio é chamado de “Os cinco passos do processo”. Para Ray, ser bem sucedido consiste, simplesmente, em cinco passos.
- Saber quais são as suas metas e como correr atrás delas - ou seja - é o autoconhecimento, que a gente já falou, inclusive, aqui.
- Encarar os problemas que irão aparecer (por causa da realidade e fatores externos) entre você e o seu sonho, mesmo que sejam dolorosos. Lembrar que a meditação é uma ferramenta pra isso.
- Diagnosticar esses erros e quais são as raízes deles. Quais são as crenças que você tem? Não precisa se apressar em encontrar soluções, mas em distinguir os sintomas das doenças.
- Criar um plano para eliminar os problemas: é aqui então que você vai determinar como contornar os problemas.
- Usar a sua determinação para construir uma vida bem-sucedida.
Repetir esse cinco passos, uma vez atrás da outra, pra cada problema, cada meta, cada sonho e cada pedra no caminho. Lembre-se, contudo, que quanto mais capaz você se tornar, maior os desafios que aparecerão na sua frente e quanto mais alto você chegar, maiores as chances de uma queda maior. E isso faz parte do processo: aprecie!
Episódio 4 - O Abismo
“O abismo” é o título do quarto episódio. Nessa parte, o autor relata um caso pessoal dele com a sua empresa. Ele identificou que estava numa posição arrogante, tomando decisões erradas e com dívidas por causa de investimentos errados. Ao longo do episódio, ele vai explicando como saiu desse abismo e deixa claro: você vai perder alguém ou alguma coisa que você pensa que não consegue viver sem. E, num determinado momento, pensará que a sua vida está arruinada, sem enxergar a solução, mas você irá. É só abraçar a realidade e olhar de verdade para o que está à sua volta.
Episódio 5 - Tudo é uma Máquina
O episódio número cinco, “Tudo é uma máquina”, vai um pouco mais longe, quase perto da filosofia. A dor que Ray sofreu quando do problema na empresa fez com que ele refletisse sobre a natureza e, de novo, sobre a realidade. Na natureza, observou novas perspectivas de como as coisas estavam acontecendo com ele. A natureza não mente: tem um jeito de fazer as coisas.
E ele começou a prestar atenção desde a época do Big Bang: todas as moléculas no mundo trabalham juntas, como se fossem peças de uma máquina, que vão formando novas máquinas, num ciclo eterno. Por isso ele fala que tudo é uma máquina: desde a evolução das galáxias até a formação do nosso sistema solar. As células de nosso corpo, nosso corpo com a natureza em que vivemos. Tudo trabalha junto para formar a realidade em que vivemos, numa evolução constante.
Isso tudo é muito filosófico, mas ele descobriu que é muito prático, uma vez que mostra como ele pode lidar com a realidade que existe no mundo, independentemente da única vontade e verdade dele.
Foi observando causa e efeito que aprimorou seus próprios princípios. Olhando pro passado ele consegue determinar o futuro. Quando associou essas observações aos seus próprios desafios, conseguiu ver que risco e recompensa podem, sim, e vão caminhar juntos. Temos que correr riscos e aprender a balancear as recompensas, num eterno looping. Ou você pode ficar onde está ou tem uma vida fabulosa se arrisca a atravessar uma floresta perigosa com sucesso.
Episódio 6 - As suas duas Maiores Barreiras
O sexto episódio, “As suas duas maiores barreiras”, mostra que ninguém pode dizer o que é melhor pra você, a não ser você mesmo. Qual risco você está disposto a correr para ser recompensado com o que deseja? O erro que ele cometeu o fez entender sobre humildade para que pudesse aceitar seus medos. Assim, identificou as duas maiores barreiras: o ego (mecanismo que faz com que a gente não olhe as nossas próprias fraquezas) e os pontos cegos (quando deixamos de olhar a realidade para olhar o que a gente quer que seja).
Foi assim que Ray descobriu que não pode fazer tudo sozinho e a ter uma noção completa da realidade: nem todo mundo é igual. Enquanto uma pessoa é melhor em enxergar o cenário como um todo, outras são melhores para enxergar os detalhes. Umas pessoas são mais lineares, outras mais criativas, outras mais confiáveis.
Episódio 7 - Seja Radicalmente um Cabeça Aberta
“Seja radicalmente um cabeça aberta”, intitula-se o episódio de número sete. A gente tem que separar a alegria de provar que estava certo pela alegria de aprender o que é a verdade e a realidade. Quando Ray começou a conversar e a trocar ideias com aquelas pessoas diferentes que não pensam como ele, mesmo sabendo que não era obrigado a aceitar as verdades delas, abriu sua mente. Novas perspectivas de mundo entraram em seu radar. Ter pessoas perspicazes do seu lado fez com que ele deixasse de enxergar em preto e branco para enxergar colorido: o mundo se iluminou.
Você pode pedir ajuda pras pessoas que sabem coisas que você não sabe, porque você não tem sempre as respostas certas. Não há nada melhor do que estar compartilhando com pessoas extraordinárias que são radicalmente verdadeiras e transparentes umas com as outras.
Episódio 8 - Lute Bem
O último episódio, de número oito, chama-se “Lute bem”. Cercar-se de pessoas que sabiam coisas que ele não sabia foi a melhor etapa de todas para alcançar o sucesso, a partir da observação do mundo com novos olhos, novas perspectivas e experiências. Só assim ele pode tomar melhores decisões. Com a observação da natureza, percebeu que a maioria das pessoas tem grandes forças e capacidades, mas, na mesma proporção, grandes fraquezas e medos.
Esforçar-se para conquistas maiores pode levar a quedas maiores ainda, mas isso é só parte do processo. Os contratempos testarão você.
Sucesso não é uma questão de atingir um objetivo, apenas. Sucesso é o processo da conquista, não a conquista em si. Os ensinamentos, as descobertas, a evolução. Tanto que, vai chegar um momento em que compartilhar com outras pessoas os seus objetivos, sucesso, perspectivas e manter o bem estar destas mesmas pessoas que estão ao teu lado, começa a se tornar mais importante do que o sucesso.
Deixar um legado de como se chega ao sucesso é o objetivo do autor e idealizador desse vídeo. Agora você precisa decidir como irá evoluir e o que você faz com isso é responsabilidade sua. Vamos apertar o play?