"Maio já está no final”: Saiba como organizar melhor seu tempo
- Nossa! Como este ano tá passando rápido!
- Gente! Daqui a pouco já é Natal.
- Amiga, já faz mais de 3 meses que não nos vemos, vamos marcar alguma coisa logo!
- Poisé, tô na correria, mas assim que possível, faço aquela visita.
- Ih, faz tempo que não visito meus avôs, qualquer hora dessas preciso ir lá.
Se você já falou ou ouviu esta frase nas últimas semanas, toca aí: você é um ser humano “normal” que habita o planeta Terra como todo mundo. A sensação de que o tempo está passando muito rápido já dominou nossa organização social e modo de ver o mundo. Quem tem filho então, percebe a cada estação essa realidade (como assim, aquele sapato do inverno passado não serve mais? Tava novinho!). Sim, nossos filhos crescem rápido, os boletos mal foram pagos e já chegaram de novo a ponto de, às vezes, a gente até se perguntar “Mas eu já não paguei esta conta este mês?”. Sem falar na música da Simoni e o horário de Natal no comércio, quando você vê já começa a ouvir e bate aquela depressão do tipo “Oh God! Natal de novo e mais um ano da vida”. Ah, e tem também aquele momento que você percebe seu cabelo branco, sua ruguinha do lado dos olhos ou testa, ou então se pega assustada(o) olhando uma foto de 5 anos atrás e se dando conta de que o tempo também passou pra sua aparência.
Bom, mas vamos falar de coisa boa? Não, não tô falando da câmera Tekpix. Estou falando de possibilidades. Falando daquilo que podemos fazer para nos harmonizarmos um pouco mais com o relógio da vida e o nosso. Minha sobrinha esta semana decidiu fazer uma lista para organizar melhor sua festa de aniversário. Como ela ainda não sabe escrever, pediu para sua mamãe ditar aquilo que ela queria registrar. Os itens foram os mais importantes, aqueles que não podem faltar de jeito nenhum na festa: painel, brigadeiro, coxinha, maçã do amor. (Pausa para um suspiro depois de tamanha fofurice!). Isso me fez lembrar o quanto eu sempre gostei de fazer listas desde pequena e o quanto isso me ajuda até hoje na vida. Então, aí vão algumas dicas sobre como organizar melhor seu tempo ao seu favor fazendo listas:
1 - Faça uma lista de coisas que deseja realizar no ano
Antes que chegue aquela angústia das músicas de Natal, que tal prevenirmos isso e nos prepararmos antes? Se você ainda não preparou uma lista de coisas que deseja realizar durante o ano, ainda tá super em tempo. Pegue papel e caneta e tesoura sem ponta (mentira, a tesoura sem ponta foi só para lembrar o Programa da Eliana e quem entender a piada vai reconhecer que o tempo passou mesmo!). Coloque num papel coisas simples e possíveis que deseja realizar durante o ano (a lista pode ser feita em família, casal ou até entre amigos). Esqueça os sonhos clichês do tipo “ganhar na loteria”, até porque quem fala isso, normalmente nem joga de verdade e não é justo alimentar um sonho que não depende só de você. Por isso, coloque coisas que possam ser possíveis para você: visitar uma praia diferente, fazer um passeio de final de semana em família, me matricular naquele curso que sempre quis, visitar minha vó uma vez ao mês, fazer um tratamento de saúde, cortar o cabelo de um jeito diferente, começar a fazer atividade física, ir mais vezes ao cinema, terminar aquela série com o mozão, comprar uma bicicleta (ou casar? Também tá valendo). Bem provável que no final do ano você esqueça de olhar pra esta lista, mas um ritual bacana é guardá-la na agenda e quando for iniciar o próximo ano, olhar para esta lista e fazer sua reflexão. Dia 31 de dezembro é sempre um bom dia para isso, mas pode ser qualquer dia também em que você se sinta neste momento de renovação (dia do aniversário também vale, afinal é seu réveillon particular).
2 - Faça uma lista de coisas que você deseja realizar na semana
Se você é do signo de virgem, este texto deve estar tocando seu coração, porque adoramos listas, não é mesmo?! Eu sempre fiz esta dos desejos anuais, mas às vezes esquecia de conferir durante o ano ou então ao longo dos 12 meses tantas coisas aconteciam que meus objetivos mudavam e a lista até deixava de fazer sentido, então comecei a fazer listas por semana. Ok, sempre tem aquela semana que não dá tempo e passa batido, mas é uma questão de disciplina (O Pequeno Príncipe disse isso uma vez quando se referia à higiene do seu planeta, pois ele tinha que remover as raízes dos baobás todos os dias). Então nem sempre você vai estar super animado para isso, mas é super legal você chegar no outro domingo e conferir coisas que fez ou deixou de fazer na listinha. É como se você tirasse um tempinho para você mesmo e se desse conta do quanto a semana rendeu, ou do quanto a próxima pode render ainda mais. Uma dica para organizar essa listinha é dividir ela por áreas e colocar o que você espera fazer em cada uma delas.
3 - Lista diária de prioridades: Agenda
Uma fórmula de organização do tempo já conhecida por muitos, mas pouco colocada em prática é a agenda. Se você trabalhar com metas diárias daquilo que precisa ser feito, terá mais foco e energia para realizar suas ações. Uma outra estratégia, inclusive ensinada no livro (e já fica aqui a indicação), “O poder do hábito”, de Charles Duhigg, é a de criar recompensas ao final de suas tarefas. Podem ser coisas simples, como por exemplo: após terminar esta tarefa, vou assistir a um episódio da minha série preferida. Ou, se estiver no trabalho: após terminar esta atividade, vou levantar, dar uma volta de 5 minutos e tomar uma xícara de café (sem a dona Florinda, no caso). É bom tomar cuidado para essa cadeia de esforço e recompensa não se tornar uma desculpa para os excessos. Não é porque você seguiu uma dieta a semana toda, que merece um rodízio de pizza, entende? A ideia é ter uma recompensa positiva que te faça bem sem anular ou prejudicar aquilo que conquistou. Nesse caso, recompensas simples como ficar 5 minutos de bobeira no instagram ou ouvir uma música pode ser uma estratégia para você terminar suas atividades mais rápido e com maior foco.
Por fim, a música do Kid Abelha trazida no título dizia “Maio já está no final, é hora de se mover pra viver mil vezes mais, esqueça os meses, esqueça os seus finais.” Aproveitando o recado, a dica final é que você não se assuste com a velocidade com que o tempo tem passado, apenas aceite essa sensação e lide com ela da melhor forma possível. A organização em listas é um jeito de lidar, desde que essas listas não representem mais uma pressão na sua vida. A ideia é encarar com leveza essa passagem acelerada do tempo. Encarar de frente que o tempo passa é necessário para amadurecermos e vivermos nossos dias com maior atenção ao momento presente. Por isso, a dica é esquecer os meses e seus finais e concentrar no dia de hoje que é o único dia em que você pode agir e fazer as pazes com a dança dos ponteiros do relógio.