Treissi Amorim logo
News

FAZENDO AS PAZES COM O CORPO: enfrentando a obsessão pelo corpo perfeito

A jornalista Daiana Garbin escreveu o livro Fazendo as pazes com o corpo | Foto: Divulgação/TV Globo

Qual sua relação com a comida hoje? Quantas vezes você analisou tabela nutricional com foco nas calorias? O quê? 900 Kcal num pão de queijo? Nem pensar! Quantas vezes você não resistiu a algo gostoso e acabou comendo, mas logo após se sentiu imprestável, porque parece que “todo mundo” sabe levar uma dieta a sério, menos você.

Todo mundo tem um corpo bonito, menos você.

Todo mundo come o que quer sem culpa, menos você.

Todo mundo tem ânimo para malhar, menos você.

Todo mundo é magra, menos você.

Daiana Garbin é jornalista, trabalhou durante 8 anos como repórter de TV na emissora Globo e é casada com o apresentador do Big Brother Brasil, Thiago Leifert. Cansada das exigências de “perder uns quilinhos” impostas pelos chefes e entendendo a necessidade de muitas mulheres em fazerem as pazes com a comida, Daiana pediu demissão e criou o canal “EuVejo”, onde fala abertamente sobre seus problemas de transtorno alimentar e seu processo de cura. Um dos resultados desse trabalho foi o livro “Fazendo as pazes com o corpo” lançado no final de 2017 e já entre a lista dos mais vendidos no Brasil.

Livro Fazendo as pazes com o corpo

O assunto do livro é a busca obsessiva das mulheres pela forma perfeita e o quanto isso tem afetado a relação delas com a comida. Numa linguagem muito próxima, você sente que está sentada no sofá de casa conversando com uma amiga e se percebe em várias cenas, uma vez que a doença da estética perfeita tem assombrado 90% das mulheres no país.

Seja pela escolha da roupa preta para parecer mais magra, seja a contagem de calorias, deixar de comer o bolo do próprio aniversário, os famosos laxantes e remédios para emagrecer ou o simples fato de se sentir inadequada: todos esses recursos e sensações passam pela relação cega que as mulheres vem tendo com a comida e com a idade do corpo perfeito. O ponto chave do livro de Daiana é a denúncia que ela faz para todo um olhar social e não apenas para as mulheres. De modo muito delicado, ela vai despertando nosso olhar para coisas óbvias, mas que deixamos de perceber influenciados pelo padrão de beleza.

Em “Fazendo as pazes com o corpo”, a autora não está falando de uma doença específica de mulheres que têm a “mente fraca” como alguns podem pensar. Ela está apontando, principalmente, para uma mídia que endeusa um padrão único de beleza, de manequins que desfilam mesmo sofrendo anorexia, de tratamento artificial de fotos, de blogueiras fitness da moda que postam a foto perfeita (porém feita por um profissional), da indústria da saúde que vende a necessidade de intervenções cirúrgicas e por aí vai. Enfim, toda essa perfeição ilusória que é vendida nas redes sociais e mídia como um todo tem afetado diretamente as mulheres brasileiras. O livro, inclusive, traz dados estatísticos e estudos sérios sobre o assunto e também desabafos de muitas mulheres que passaram a escrever para a jornalista a partir de seu canal no youtube.

Daiana Garbin no Programa Altas Horas  |  Foto Divulgação/TV Globo

No último sábado, Daiana Garbin esteve no programa “Altas Horas” e falou abertamente sobre o tema do livro e trabalho. Em sua rede social, postou uma frase do livro que resume um pouco do caminho para se fazer as pazes com o corpo:

“O dia em que parar de ter vergonha da sua aparência e de si mesma, você vai conquistar as coisas que deixou de buscar por não se sentir adequada.”

O livro é um convite à cura, para que mulheres possam aceitar seu próprio corpo e a partir daí começarem a realizar os sonhos que realmente importam.

Frase sobre sentir vergonha da sua aparência no instagram de Daiana Garbin